quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Continuando...

...e antes de mais pedir desculpa a quem me vai seguindo por este meio, por não ser tão frequente como talvez fosse o ideal, para não perder interesse. Mas blogar não é sempre tão fácil como pode parecer, mesmo para quem adora falar a escrever. Principalmente tendo que seguir o fio à meada. Nem sempre me apetece falar de novos e de velhos. Há até quem diga(desculpa Décio) depois de ler, que só sei falar sobre isso. E para refutar essa impressão hoje vou falar de sabores .
Hum...e porquê?
E se eu pegar no tema assim:

Quando eu era pequenina ( como diz a canção) não gostava, ou antes, era incapaz de comer uma colher de sopa de nabos, embora eu seja do tempo de se passar bastante "necessidade" e as ementas familiares serem bem parcas. Seria um problema físico, de cheiro ou de mania?
Bem, se era, passou...E de que maneira, porque actualmente arrisco a dizer que é a sopa que melhor me sabe, se bem confeccionada, claro. Mas a minha mãe era uma óptima cozinheira de sopas. Dizem os meus filhos e sobrinhos(mais sobrinhas) que não havia sopa como a da avó do miau. Tenho a informar que o gato também já não existe, só nos nossos corações, como tudo o resto...
E passando a outro ingrediente, era vómito certo (desculpem a imagem um pouco nojenta que posso estar a proporcionar) comer ou sentir apenas pepino numa salada. E agora? Não amo, mas tolero.
Assim sendo e, em jeito conclusivo, o gosto e paladar mudarão com o decorrer da vida?

E ao contrário, acontecerá o mesmo? Ter gostado muito de comer algo que agora se rejeite ou, ainda melhor , não se suporte? E, caras amigas, não vale incluir os enjoos da gravidez!

Não me ocorre nada, mas também não me vou esforçar muito para ter a certeza, pois quero dar oportunidade de resposta a quem me quiser, pacientemente, seguir.
E embora para já em 2 abordagens, ter 1 comentário da minha amiga Márcia e sem esquecer o desejo e tentativa da minha amiga/ enfermeira Mónica, impedida por por qualquer problema técnico (fica a intenção e a alegria de me teres dito que me adoraste ler), motiva a insistência em ter mais eco no vale de emoções deste meu Bloguinho.

Nanem bem e até..

Gu

3 comentários:

  1. Ora aqui estou eu novamente!
    Não pude deixar de escapar um sorriso ao ler esta entrada no seu blog.
    Pessoalmente revejo-me, numa primeira leitura, na personagem que se diz incapaz de comer algo.
    Os meus pais e avós dizem-me constantemente que quando casar que vou gostar de tudo... Aparentemente, já os pais deles lhes diziam o mesmo, assim como os avós...
    Ao que parece é hereditário! :-) E apesar de saber que eles têm razão, refilo um pouco (sem bater o pé), para tentar refutar a situação.
    A verdade é que desde que namoro me vejo a tolerar mais certos alimentos...
    No meu ponto de vista (muito jovem e inesperiente), julgo que terá a ver com o modo de ver a vida... Aquando longe de estabilidade e compromisso, apenas algumas coisas nos sabem bem e recusamos experimentar, dar uma segunda oportunidade a uma bela sopa de nabos, por exemplo... à medida que vamos crescendo, que vamos estabilizando, melhor, que nos vamos conhecendo, também o corpo se faz mais receptivo a novos sabores, a novas experiências...

    E o contrário também acontece... quando somos mais jovens só queremos comer o que nos sabe a algo especial, ou o que os nossos colegas comem... trata-se um pouco de aprovação dos outros (como tudo na vida).

    Acho que à medida que crescemos cresce também a nossa tolerância, a nossa maneira de ver e sentir as coisas, sejam elas de cheirar, ver ou provar...

    Beijinhos da Márcia

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui estou eu a afirmar que a vida é mesmo uma caixinha de surpresas: quem diria que seria a minha mais jovem amiga a ter o maior empenho em seguir as divagações desta cota?

    Em todo o teu comentário aquilo em que estou mais de acordo é que às vezes os gostos( mesmo o paladar) são uma questão de moda, de boa(má?)publicidade, em que todos(uns mais do que outros), se vão deixando influenciar.

    E espero, sinceramente, que tenhas sempre "apetite" para me ler e responder.

    Besitos da Gu

    ResponderEliminar
  3. De cota não tens nada, e os teus filhos de certeza que sabem disso. Fisicamente já podemos ser, mas se dentro das nossas cabecinhas andar um miúdo ou miúda que não quer crescer, sermos internamente jovens.

    Beijos.

    ResponderEliminar